quarta-feira, 29 de abril de 2009


-- EUNICE
Era uma jovem judia que foi casada com um homem grego. Em Atos 16. 1 DELE diz que "davam bom testemunho os irmãos em Listra e Iconio", mas esse homem não era convertido, provavelmente esse marido cria deuses em outros, mas Eunice não perdeu a sua fé, ou se não enfraqueceu seu caminho com Deus. Essa condição do marido não impediu essa mulher de ensinar ao filho o que tinha aprendido de sua mãe Lóide.
Eunice recebeu de sua mãe Lóide a fé ea verdadeira Manteve no seu coração.
Não sabemos como era a luta "dessa mulher e de sua mãe. Não sabemos como era o relacionamento de Eunice com o esposo grego, sendo ela judia e trajes tendão os Judeus um Serem preservados, como o "shabat", com as festas judaicas, a leitura da Torah (Antigo Testamento), etc

Pelo fato de Timóteo não ser circuncidado Percebemos que era um pai influência do Forte não prevaleceram, LAR mas como orações ea firmeza da fé de Eunice. Desde os tempos do Antigo Testamento, havia uma orientação divina para que a família se encarregasse de inculcar na mente e no coração dos filhos a Palavra de Deus e ela, como sua mãe, isso não esqueceram. ... E ensina-las-eis a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos; (Deuteronômio 11. 19).

Timóteo cresceu "respirando Bíblia". Decorou, meditou e estudou uma semente divina, que brotou em sua vida e fez dele um continuador da obra de Paulo e Paulo o encorajou perseverar um e Prosseguir na jornada até o fim.

Paulo escreveu, dizendo que orava por Timóteo Noite e Dia ", trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti" . (2 ª Timóteo 1. 5).
A mulher dessa fé, como de sua mãe, marcou o apóstolo. Ele não confiava ensinamento que Timóteo recebeu em casa. Sua mãe soube "... instruir o menino no caminho Timóteo Deveria andar em que e quando ele ficou adulto, não se desviou dele. (PV. 22. 6). Paulo menciona sua conduta moral de acordo com a Palavra de Deus ea firmeza desses Princípios na sua criação na idade mais tenra. Para o apóstolo, o jovem Timóteo era mais um convertido que, mais que uma estatística. Ele chamava aquele rapaz de seu Filho amado () na fé.
Ele disse: "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as Sagradas Escrituras, que pueden fazer-te sábio para a salvação, que pela Fé há em Cristo Jesus. "(2 ª Timóteo 3.14-16).
Paulo Deveria conhecer muitas judias em sua época, entretanto ele elogiou Eunice e sua mãe Lóide. Elas foram símbolos cristãos na educação dos filhos. Elas foram mulheres Capazes de deixar um legado de fé um ser imitada. Mulheres dispostas a pagar o preço de ser e fazer discípulos de Jesus.
Eunice e sua mãe entraram para história e marcaram época graças ao testemunho de fé que influenciou decisivamente a vida e ministério do seu filho e neto Timóteo.

Sejamos mães e filhas dignas de termos nossos nomes marcados para posteridade uma!


terça-feira, 28 de abril de 2009

Lídia



Ela era de Tiatira, centro comercial da Ásia Menor (moderna Turquia), ao norte de Filipos. Localizada num fértil vale no qual passava rotas de negócios, a cidade era famosa por seus corantes caríssimos para tecido de cor púrpura.
Lídia tinha um comércio de púrpura, trabalhava na indústria têxtil, com tecidos e artesanatos tintos de púrpura, ou seja, roxo. (Atos 16.14)
Essa tinta era extraída de certos moluscos e era muito apreciada, possuindo grande valor monetário em sua época. Era a cor da moda. Um luxo!
Ela era vendedora de roupas purpúreas, convivia com pessoas ricas. Suas roupas eram usadas como um sinal de riqueza ou de nobreza. Isso indica que ela tinha êxito nos negócios. Seus produtos eram vendidos à pessoas de grandes posses, fazendo dela próspera e bem sucedida em sua profissão.
Não se sabe ao certo se Lídia apenas comercializava a púrpura, isto é, se apenas comprava e vendia, operando no comércio exterior. É possível também que ela fabricasse as peças e tingisse os tecidos. E, pelo fato de Filipos estar em um lugar estratégico para o comércio entre Europa e Ásia, deduz- se que Lídia era uma mulher de alta posição social, respeitada em sua cidade e com posses financeiras.
Aos sábados os judeus costumavam se reunirem nas sinagogas, mas, provavelmente, por não existir uma sinagoga em Filipos, (para que houvesse uma, era necessário ter, pelo menos, dez homens judeus na região), existia em Filipos um lugar de oração, à beira do rio, que fora separado pelas autoridades romanas, especificamente, para os judeus buscarem o Deus de Israel, livremente.
Fora da cidade poderia se adorar deuses estrangeiros e, temente a Deus, Lídia adorava o Deus dos judeus mesmo não sendo judia. Ela orava aos sábados com outras mulheres na beira do rio (v 13), mesmo sendo o sábado dia de bons negócios para quem vivia do comercio. Ela amava a Deus e preferia a oração e a comunhão com suas irmãs.
Paulo intencionava ir para a Ásia, mas o Espírito Santo lhe deu outra direção: a Europa ( v. 6). O Senhor tinha uma razão em levar Paulo a Filipos ! Lídia!
Deus providenciou que ela estivesse em Filipos ao mesmo tempo em que Paulo. Ela não morava lá; na verdade, viera do mesmo lugar onde Paulo tinha sido impedido de ir; chegando finalmente a Filipos, uma colônia romana e a cidade principal do distrito da Macedônia, ficamos ali vários dias (v. 12).
Mulher forte, mas sensível, abriu seu coração para ouvir a Palavra de Deus. E certa mulher... nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. ( v.14).
Ao declarar sua fé em Cristo, fechou o maior negócio de sua vida!
Foi ali, na beira do rio que Lídia tornou-se cristã, a primeira mulher convertida na Europa. Ela levou também a sua família a conhecer o amor de Deus e, possivelmente, os empregados de sua empresa e serviçais de sua casa (quando se dizia casa, queria se dizer: filhos/crianças e escravos). Eles se tornaram cristãos e todos foram batizados.
Como boa cristã, ofereceu sua casa para hospedar seu pastor Paulo com os seus companheiros. (v. 15). Sua casa, por ela ser rica, deveria ser grande, confortável, e ela pode oferecer aos irmãos boas refeições e acomodações dignas. Tornou a sua casa na primeira igreja cristã da Europa.
A igreja de Filipos cresceu e se fortaleceu e trouxe muitas alegrias ao coração do apóstolo. Os filipenses o amavam muito e mostravam profundo afeto por seu pai na fé.
Mandaram, como seu representante, Epafrodito visitá-lo em Roma e não esqueceram, também, de enviar-lhe algum dinheiro para alguma necessidade temporal. (Filipenses 2. 25).
A carta de Paulo ao Filipenses é a mais "alegre" epístola do NT, apesar dele estar em circunstâncias humanas tão tristes na prisão, em Roma. Do início ao final a alegria é o assunto dominante (a palavra alegria aparece 5 vezes). É uma carta bem pessoal, indicando a profundidade da amizade entre o apóstolo e a igreja.
Em Filipos foi fundada uma igreja forte como Lídia e tem sido chamada o "berço do cristianismo europeu".
Que Deus continue levantando Lídias em nossos dias!

Minha irmã... é bom ser mulher!



Já pensou se Deus tivesse parado a criação depois de fazer Adão?
Você consegue imaginar como o Universo seria chato e sem sabor se Deus não tivesse criado a mulher?
É bom saber que a terra não seria a mesma sem essas pessoas tão incríveis e que é a mais bela das criações de Deus: Nós!!!
Que responsabilidade! Que privilégio!
Então...
Bem-vindas ao mundo das mulheres da Bíblia!
Elas viveram há milhares de anos, mas muitas de suas experiências não são tão diferentes daquelas que nós enfrentamos hoje.
Essas mulheres eram de carne e osso, pessoas reais. Talvez nos identifiquemos com algumas delas! Assim, enquanto formos lendo a respeito de cada uma, analisemos cuidadosamente nossas próprias experiências. Aprendamos mais sobre elas e saibamos como elas reagiram às circunstâncias da vida. Isso poderá nos ajudar a enfrentar nossa situação atual.
São mulheres que ficaram marcadas por sua beleza, impressionaram no campo profissional, atuaram como evangelistas, donas de casa, esposas, mães, avós, sogras, noras, filhas... Deixaram pegadas a serem seguidas!
Qual o nosso lugar nessa lista de mulheres fantásticas?

sábado, 25 de abril de 2009