quarta-feira, 29 de abril de 2009


-- EUNICE
Era uma jovem judia que foi casada com um homem grego. Em Atos 16. 1 DELE diz que "davam bom testemunho os irmãos em Listra e Iconio", mas esse homem não era convertido, provavelmente esse marido cria deuses em outros, mas Eunice não perdeu a sua fé, ou se não enfraqueceu seu caminho com Deus. Essa condição do marido não impediu essa mulher de ensinar ao filho o que tinha aprendido de sua mãe Lóide.
Eunice recebeu de sua mãe Lóide a fé ea verdadeira Manteve no seu coração.
Não sabemos como era a luta "dessa mulher e de sua mãe. Não sabemos como era o relacionamento de Eunice com o esposo grego, sendo ela judia e trajes tendão os Judeus um Serem preservados, como o "shabat", com as festas judaicas, a leitura da Torah (Antigo Testamento), etc

Pelo fato de Timóteo não ser circuncidado Percebemos que era um pai influência do Forte não prevaleceram, LAR mas como orações ea firmeza da fé de Eunice. Desde os tempos do Antigo Testamento, havia uma orientação divina para que a família se encarregasse de inculcar na mente e no coração dos filhos a Palavra de Deus e ela, como sua mãe, isso não esqueceram. ... E ensina-las-eis a vossos filhos, falando delas sentados em vossas casas e andando pelo caminho, ao deitar-vos e ao levantar-vos; (Deuteronômio 11. 19).

Timóteo cresceu "respirando Bíblia". Decorou, meditou e estudou uma semente divina, que brotou em sua vida e fez dele um continuador da obra de Paulo e Paulo o encorajou perseverar um e Prosseguir na jornada até o fim.

Paulo escreveu, dizendo que orava por Timóteo Noite e Dia ", trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti" . (2 ª Timóteo 1. 5).
A mulher dessa fé, como de sua mãe, marcou o apóstolo. Ele não confiava ensinamento que Timóteo recebeu em casa. Sua mãe soube "... instruir o menino no caminho Timóteo Deveria andar em que e quando ele ficou adulto, não se desviou dele. (PV. 22. 6). Paulo menciona sua conduta moral de acordo com a Palavra de Deus ea firmeza desses Princípios na sua criação na idade mais tenra. Para o apóstolo, o jovem Timóteo era mais um convertido que, mais que uma estatística. Ele chamava aquele rapaz de seu Filho amado () na fé.
Ele disse: "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a tua meninice sabes as Sagradas Escrituras, que pueden fazer-te sábio para a salvação, que pela Fé há em Cristo Jesus. "(2 ª Timóteo 3.14-16).
Paulo Deveria conhecer muitas judias em sua época, entretanto ele elogiou Eunice e sua mãe Lóide. Elas foram símbolos cristãos na educação dos filhos. Elas foram mulheres Capazes de deixar um legado de fé um ser imitada. Mulheres dispostas a pagar o preço de ser e fazer discípulos de Jesus.
Eunice e sua mãe entraram para história e marcaram época graças ao testemunho de fé que influenciou decisivamente a vida e ministério do seu filho e neto Timóteo.

Sejamos mães e filhas dignas de termos nossos nomes marcados para posteridade uma!


Nenhum comentário:

Postar um comentário