terça-feira, 18 de agosto de 2009


-- DÉBORA


A vida de Débora é um exemplo de que uma coragem independe de sexo e de força física, mas é uma disposição firme de servir a Deus, independente das circunstâncias.


O período dos juízes foi de grande dificuldade espiritual para o povo de Israel: "Naqueles dias, não havia rei em Israel, porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos" (Juízes 21. 25) "E fizeram os filhos de Israel O que parecida mal aos olhos do Senhor e aos baalins serviram ", e esse período durou aproximadamente 326 anos.


Era uma situação lamentável para uma nação que havia se tornado a menina dos olhos de Deus entre os povos!


Por causa do pecado e da desobediência, Deus, diante do Seu compromisso com Israel, permitiu que o povo sofresse uma opressão do inimigo. E povo era dominado nações estrangeiras por. Nos dias de Débora eram os Cananeus, sob uma liderança de Jabim, com seus carros de ferro, quem os Israelitas dominavam sobre, durante um período de vinte anos (Juízes 4: 1-3), então o " Povo Clamou ao Senhor, pedindo por libertação ".


Deus levantou Débora, uma mulher admirável, que alguém tinha se tornado porta-voz de Deus em meio um pecador e um povo idólatra. Ela era identificada como uma profetisa "Mulher", antes mesmo de ser chamada de uma mulher "de Lapidote".


"Débora" em hebraico ( "Devora") significa "abelha", designa uma pessoa que Possui força de vontade excepcional. Ela lutou com grande determinação Para alcançar seus objetivos.


O nome de Débora, ou seja, "Abelha" nos ensinar sobre a personalidade desta mulher. A abelha é uma das criaturas mais impressionantes da terra. Sua organização social nos dá uma lição de vida. Débora era uma verdadeira "abelha-rainha" no meio do povo de Israel. Voou mais alto os que demais. Enquanto homens e mulheres mergulhavam os Israelitas não lamaçal do pecado, Débora mostrava sua vida com seu compromisso com Deus.


"Naquele tempo Julgava Débora a Israel" (4. 4). Ela passou um Ser Considerada pelo povo como juíza em Israel por causa do seu testemunho e de sua vida espiritual. "Naquele Tempo" mostra-nos que ela era totalmente diferente das pessoas de sua geração. Ela alcançou uma POSIÇÃO que jamais uma mulher havia obtido e que jamais viria novamente Obter um na história de Israel daquele período, mas isto não modificou uma sua qualidade de mulher "e de mulher" de Lapidote ". Profissional criativa e competente tinha seu "tribunal" em baixo de uma palmeira.


Débora provavelmente não era uma jovem mulher. Casada, julgando as causas do povo, devia ser uma mulher "madura", a ponto de ser chamada de "em Israel Mãe" (5. 7).


Ela não queria ir a batalha. Sabia que não tinha condição nem preparo para liderar uma guerra. Sabendo que esta era uma típica Função masculina, chamou um Baraque, que foi tão somente o comandante do Exército de Israel e não juiz. Baraque estava disposto a ir, mas queria uma companhia de Débora (4. 8).


Tudo indica que não havia homem algum disposto um assumir, sozinho o comando para libertar Israel. Débora, a corajosa comandante das Forças na Guerra da Independência do povo de Israe, l foi para a batalha. Ela, Juntamente com Jael, (que matou Sísera estrategicamente), foram as Responsáveis por esta vitória militar. A honra ficou com as mulheres e os homens não com.


Ela ainda ministrou louvores a Deus! Num lindo cântico em uma "mãe de Israel" nos abençoou!


A bênção foi estendida a todos os que amam o Senhor (5. 31). Nós amamos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário