terça-feira, 18 de agosto de 2009



- RUTE

Essa mulher viveu uma linda historia de amor!

Casou-se com um homem que veio de Belém com sua família. Esse homem chegou em Moabe com seus pais e um irmão que se casou também com uma moça moabita. Alguns anos depois morreu seu sogro e logo depois seu marido e seu cunhado. Assim ficaram viúvas as três mulheres. Noemi, sua sogra, então, quis voltar pra sua pátria e ficar perto dos seus parentes. No caminho de volta para Belém (que em hebraico significa “casa do pão”), Noemi beijou suas noras, despediu-se delas e mandou que elas voltassem e ficassem em Moabe, onde estavam seus parentes. Mesmo ouvindo da sogra que “era muito amargo pra ela aquela situação”, pois não mais nada a oferecer, Ruth não aceitou a proposta e seu argumentou foi uma das mais lindas e fortes expressões de amor: “só a morte me separa de você”. (Rute 1. 15 – 18). Ela tinha o coração unido ao da sua sogra e escolheu segui-la, fazendo a escolha certa. O amor e respeito que essa mulher sentia por sua sogra Noemi levou-a ao caminho da felicidade.


Como a sogra viu que Rute não cedia, concordou, e as duas seguiram caminho para Belém. Era desagradável ver aquelas duas mulheres sofridas pelo luto, vestidas de preto, sob um sol escaldante do deserto, caminharem rumo ao desconhecido. Elas não sabiam o que as aguardava!
Mas agora, não eram mais duas viúvas, eram duas guerreiras voltando para a casa do padeiro eterno!


Chegaram em Belém no início da colheita de cevada. Para não morrer de fome junto com a sogra, Rute deixou Noemi e foi procurar emprego. Ela sempre foi dona de casa, como arrumar serviço? Ela sabia que agora, mesmo sendo moabita, o seu Deus era o mesmo Deus da sua sogra, e se Ele abriu o mar vermelho, Ele também abriria uma porta para ela. Rute saiu e encontrou uma fazenda e começou a colher espigas de cevada ali e, seguindo os conselhos de sua companheira mais velha, ficou trabalhando na roça desse fazendeiro, que era parente da sogra, catando grãos. Esse homem era “poderoso e valente” e Rute, por sua honestidade e disposição para o trabalho e, sobretudo, o zelo e atenção que nutria por sua sogra, despertou a atenção dele. E assim, nasceu no coração de Boaz um intenso amor por ela e casaram-se. Dessa união nasceu Obede, que foi o pai de Jessé e avô de Davi e, conseqüentemente, da família do Messias. (Livro de Rute)

(Essa comovente historia era lida publicamente na festa da colheita (festa judaica) por ter essa história ocorrida na estação da colheita).

Nenhum comentário:

Postar um comentário