segunda-feira, 24 de agosto de 2009



- A RAINHA DE SABÁ

Esta mulher foi uma rainha, provavelmente negra, muito bela e muito rica que reinou na cidade de Sabá. Além de bonita e rica era também corajosa, curiosa, bem-humorada e decidida. Esta cidade ficava cerca de dois mil quilômetros da cidade de Jerusalém.

Neste tempo, os meios de comunicação eram muito precários. As notícias, mesmo com todas estas dificuldades, se espalhavam através de pessoas que andavam a pé ou viajavam em jumento ou camelo e assim as notícias do rei Salomão chegaram até ela.

Então ela tomou uma decisão muito importante e que iria mudar toda a sua vida: ela iria até Jerusalém para ver se tudo o que estavam dizendo era verdade. A sua viagem seria muito longa, mas ela decidiu fazê-la. Reunindo soldados, servos, animais, presentes e bastante comida, ela partiu de Sabá rumo a Jerusalém, onde ela estaria frente a frente com o homem mais sábio do mundo, o rei Salomão. A fim de que pudesse alcançar seu objetivo, ela não se preocupou com o cansaço e nem com a distância, não se preocupou com quanto iria gastar com os presentes que ela levaria para o rei Salomão - trouxe de presente quatro toneladas e meia de ouro (1 Reis 10: 10) e mais especiarias e pedras preciosas, afinal Salomão era rico e ela não poderia encontrá-lo levando só uma “lembrançinha”. O mais importante para ela era conhecer o rei Salomão, ver se, realmente, era como ela tinha ouvido falar e saber mais sobre o Deus que ele confiava.

Depois de uma longa e cansativa viagem, esta bela e rica rainha, que veio ver e ouvir da sabedoria de Salomão chegou a Israel com toda a sua comitiva. Calcula-se que a cada dia, ela viajava com toda a sua comitiva, cerca de trinta quilômetros. Isto ela fez por setenta e cinco dias.

Quando a rainha viu a sabedoria de Salomão, a casa que ele fizera, a comida que havia na sua mesa, o modo de agir de seus servos, as suas vestes, os seus copeiros e os holocaustos que ele oferecia na casa do Senhor, a Bíblia nos diz que ela "ficou fora de si" (1Reis 10: 4, 5).

A Bíblia nos diz que ela "disse-lhe tudo quanto tinha no seu coração", e ainda que "... Salomão lhe deu resposta a todas as suas perguntas, nada houve que não lhe pudesse esclarecer" (1 Reis 10. 2, 3). Não há na Bíblia, explicitamente, sinal de amor ou atração sexual entre eles. Contudo... "deu à rainha tudo o que ela desejou..." (1 Reis 10. 13) e Salomão sedutor como era... (1 Reis 11. 3)

“A tradição etíope posterior afirma com segurança que o rei Salomão realmente seduziu e engravidou sua convidada, um assunto de importância considerável para o povo etíope, já que a linhagem de seus imperadores remontaria àquela união”.

(O famoso ditador africano Haile Salassié, que viveu na primeira metade do Século 20, dizia ser descendente direto da Rainha de Sabá com Salomão). Será?

Como não há confirmação bíblica...É melhor ficarmos com o que está escrito em Deuteronômio 29. 29, com a certeza que um dia saberemos toda a verdade, tudo nos será revelado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário