sexta-feira, 21 de agosto de 2009

- MARIA MADALENA

Esta mulher nos dá um lindo exemplo de dedicação ao Senhor.

Poderia ser chamada apenas de “Maria”, nome muito comum naquela época, mais ela é conhecida como "a mulher pecadora”. Que rótulo triste este, mais ela, corajosamente, rompeu com as convenções sociais, foi lindamente transformada, e teve uma vida marcada na historia bíblica.

Antes de conhecer Jesus, ela tinha uma vida miserável. Morava numa cidade que ficava a oeste da Galiléia, chamada Magdala (daí o seu nome Madalena). Ela não era uma mulher feliz, nem se parecia com as outras mulheres que moravam ali. Ela era uma mulher possuída por vários demônios. Apesar desta vida de sofrimento e pesadelos, Jesus libertou-a daquele tormento que a dominava a muito tempo e a fazia sofrer tanto. Agora ela era liberta e feliz. “Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios..." (Lucas 8. 2). Um demônio sozinho já faz tanta arruaça na vida de uma pessoa, imagina sete! Mas o amoroso Jesus a transformou numa nova criatura. Antes ela era maltratada pelos terríveis demônios que a atormentavam e a dominavam, mas agora ela amada, era livre, livre para seguir ao Senhor Jesus, seu libertador! Maria Madalena se tornou uma mulher profundamente agradecida ao Senhor! Sua vida foi restaurada e ela, agora, desejava servi-Lo para sempre e ela o seguiu, fielmente por três anos.

Ela estava ao lado do seu Senhor e amigo Jesus, assistiu sua morte, estava entre as mulheres que viram Nicodemos e José de Arimatéia tirarem o corpo já morto de Jesus da cruz, viu quando envolveram o Senhor morto num lençol e testemunhou o fechamento do sepulcro com uma grande pedra.

Maria nunca abandonou o Senhor. Passado o sábado compraram aromas para irem embalsamá-lo (v. 9). Antes do sol nascer, ela foi ao sepulcro levando especiarias para perfumar o corpo de Jesus, como era costume na época.

No caminho ela e suas amigas tinham uma grande preocupação: Maria viu o tamanho da pedra que fechava a abertura do tumulo e, como mulher, sabia que seria muito difícil remover-la para poder entrar e ter acesso ao corpo. Mas quando chegou lá teve uma surpresa! Ela notou que a pedra havia sido removida. Viu as faixas de linho no chão e o pano que envolvia a cabeça estava separado em outro lugar. Com o coração transtornado, ela chorou. Mas ao olhar para dentro da sepultura, ela viu duas pessoas vestidas de branco e sentadas onde Jesus havia sido colocado. E eles disseram: "Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde O puseram" (João 20. 13). Maria chorava e falava ao mesmo tempo, mas, quando ela se virou, viu Jesus de pé, mas não O conheceu. O Senhor, então, amorosamente, chamou pelo seu nome... Maria! Agora, ela reconheceu Sua voz. Quem estava ali era o Senhor! Emocionada e feliz ela respondeu... Rabôni (que quer dizer Mestre)!

Ele ressuscitou de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a ela, a ex- infeliz, a ex-atormentada, a ex- endemoniada, a ex-pecadora. Confiou a ela uma grande notícia: “Conte para os outros, Maria, conte que EU, O Seu Jesus ressuscitou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário