terça-feira, 18 de agosto de 2009











-- DÉBORA

A Bíblia não fala muito dessa mulher, apenas diz que ela morreu e foi enterrada em Alom-Bacute que em hebraico quer dizer Vale de Lágrimas. (Gênesis 35. 8).


Pelo nome do cemitério crescer entendemos o sofrimento que foi despedir-se daquela que se dedicou por tantos anos a uma menininha que viu, pensar, aprender a falar, sonhar, casar, amar ... Ela foi uma ama de leite de Rebeca. Deu a ela seu "sangue branco", alimentando-a nos seus peitos. Conviveu com ela desde o nascimento e Participou de todas as etapas do seu desenvolvimento. Acompanhou com interesse a gravidez da sua mãe, viu seu desenvolvimento ainda no ventre, convivendo muito de perto durante toda uma gestação e, talvez, fazendo planos para uma criancinha que se desenvolvia em outra mulher, mas que seria tão amada como se fosse sua própria filha.

E quando chegou o dia do seu nascimento? Com certeza quem foi quem fez o parto Débora, aparando em uma bebezinha seus braços! Rebeca!

Débora um crescendo viu, viu seu corpo se Desenvolvendo, a puberdade, a primeira menstruação! Que alegria para Débora ser tão próxima da sua filha "quase"!

E no dia do seu casamento? Quando Abraão mandou Eliezer à casa dos seus patrões na Mesopotâmia para buscá-la para casar-se com seu filho Isaque, seu coração DEVE ter ficado apertado, mas ela foi junto com Rebeca para a Palestina e presenciou o casamento.

Ela DEVE ter Sido muito feliz em ter podido ensinar um Rebeca perseverar e orar, pois Rebeca, depois de casada com Isaque, Orou durante 20 longos anos para engravidar, pois era estéril.

Ela fez de Rebeca uma mulher crente não Deus de Israel, trabalhadora e generosa. Também ensinou a cozinhar para seu marido (Gênesis 27. 9) e, com certeza, DEVE ter intercedido junto a Deus para que Deus a ouvisse eo sonho de ser mãe acontecesse. Rebeca engravidou e teve gêmeos.

Débora cuidou dela ate o seu falecimento.

Quando Débora foi para o "Vale de Lágrimas", todos Devem ter sentido uma grande perda, porque Criar e educar uma bebezinha e conviver com ela até a fase adulta, amar como uma mãe, colocá-la nos seus peitos para mamar e ter que ouvi-la chamar uma outra mulher de "mãe", se dedicar e educar uma filha que poderia ser uma sua filha ... para ser assim ... É preciso ser realmente uma mulher que tem um excelente espírito, porque "não é uma mãe que pari mas que a cria".

Essa mulher foi realmente uma mulher de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário