sexta-feira, 21 de agosto de 2009



- SARA

A mãe da raça hebraica, nossa mãe na fé!

“O Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei... Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o Senhor... Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher... (Genesis 12. 1).


Historiadores dizem que Abrão, aos catorze anos de idade, quando ainda residia em Ur dos caldeus com sua família, começou a compreender que os homens da terra haviam se corrompido com a idolatria adorando as imagens de escultura. Então Abrão não aceitou mais adorar ídolos com o seu pai Tera e começou a orar a Deus, pedindo-lhe que conservasse a sua alma pura do erro dos filhos dos homens e também a de seus descendentes. Dizem tambem que Abrão casou-se com Saraí, no ano 49 de sua vida.


Então, pela fé, ela e seu marido abandonaram tudo - sua terra, seus familiares, a casa do pai - e seguiram para uma terra que o Senhor lhes prometeu. Não deve ter sido fácil para ela. Sarai tinha a sua vida calma, tranqüila, juntamente, com seu marido na cidade de Ur dos caldeus. Agora, tudo iria mudar. A sua vida daria uma reviravolta sem igual! Ela iria para uma terra que não conhecia e que Deus disse: "... para a terra que te mostrarei." Certamente, foi difícil para Sarai deixar a bela cidade de Ur que ficava às margens do rio Eufrates. Mas, por amor a seu esposo e, principalmente, por amor a Deus, ela partiu.


Sara era mulher formosa à vista (v. 11), mas além de ter a beleza física, ela também tinha um espírito muito bonito, pois era leal, correta, submissa a seu marido. Esta obediência rendeu-lhe, em algumas ocasiões, momentos de sofrimento e desesperança.


Abrãao vivia pacificamente em uma montanha entre Betel e Hai, quando sobreveio fome. Ele possuía muito gado, e necessitava de pastagens e água para o alimentar. Então resolveu pegar suas coisas e se mudar: “...desceu...Abrão ao Egito, para aí ficar ...” (v. 10).


Abrão tinha cerca de setenta anos de idade, e Sarai, cerca de sessenta quando foram para o Egito pagão. Então ele olhou sua bela esposa e lhe propos uma “armação”. Ele disse: "... Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher? E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa... " (VS. 11-13).


Para escapar do assédio e sabendo que sua vida correria perigo, Abraão combinou com ela que deveria dizer que era sua irmã (na verdade, ela era meio irmã, pois era filha do mesmo pai. Os antigos no Oriente casavam até mesmo com irmãs, prática que mais tarde a legislação de Moisés proibiu, por considerá-la incestuosa (Levítico 18. 9).


E realmente, ao chegarem ao Egito, começou a se falar da grande beleza de Sarai. Todos os príncipes e pessoas importantes de lá ficaram sabendo dela. Abrão percebeu isso, e então lembrou Sarai: “Lembre-se, você é minha irmã. Temos um acordo. Minha vida em suas mãos!” Isso era covardia absoluta - absoluta falta de fé!


Deus havia feito promessas pessoalmente a seu marido: “Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande” (15:1). O Senhor também prometeu a Abrão que seria “... sepultado em boa velhice” (v. 15). Além disso, prometeu que todo aquele que tentasse lhe molestar ou amaldiçoar, seria amaldiçoado: “Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem” (12: 3). Na verdade Abrão não corria perigo, Sarai sim! Com certeza ela desejou ouvir do marido: “Esta mulher é minha esposa. Tirem as mãos!” Deus o teria honrado. O Senhor teria protegido tanto a ele quanto a Sarai.


Por causa da sua extrema beleza, Sara foi desejada por faraó e ele a levou para o seu palácio e a colocou como mais uma no seu harém. “Viram-na os príncipes de Faraó a elogiaram diante do faraó; e a mulher foi levada para a casa de Faraó. Este, por causa dela, tratou bem a Abrão...” (12: 15-16). Sara estava nas mãos de um ímpio. Ela poderia ser contaminada, corrompendo a semente da promessa de Deus


Como Sara deve ter sofrido com esse episodio! Sara deve ter pensado que talvez nunca mais visse Abraão, mas por causa de sua grande fé, esperou que o Senhor agisse e Deus cuidou dela, a honrou e abençoou. O faraó não encostou a mão em Sarai! Ele foi impedido por Deus!


Quando faraó descobriu que ela era casada, disse a Abrão: “Por que você fez isso?” “... toma-a e vai-te” (v. 19). Faraó deu grande dote a Abrão por Sarai e ele saiu de la mais rico ainda.


Apesar de tanta beleza e tanta riqueza Sarai não era feliz. Ela era estéril.


Deus prometeu a seu marido que ele teria um filho... ”aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro” (15. 4). Passaram-se dez anos e nada.. o filho não vinha, então ela decidiu dar uma mãozinha para Deus. Era comum, naquela época, uma serva deitar-se com seu patrão se sua senhora não pudesse gerar filhos. Sara, então, deu permissão a Agar, sua serva egípcia, para dormir com seu esposo. Sua escrava teria o "filho prometido" que ela não poderia dar a ele. Sara pensava que este seria o filho da promessa, então “Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido... ele a possuiu, e ela concebeu... foi sua senhora por ela desprezada. (16 . 3, 4).


Ela sofria com o resultado de sua precipitação e com sua infertilidade! Seu marido pai pela primeira vez aos oitenta e seis anos (v. 16)...e ela quando seria mãe?


A ajuda que ela quis dar a Deus só causou angústia e sofrimento, tanto no momento como no futuro, pois os conflitos que existem hoje entre árabes e judeus são devidos a este ato impensado de Sara. Ismael, filho da escrava, foi o pai da raça árabe, hoje constituída quase totalmente de muçulmanos, os maiores inimigos dos cristãos. (VS.19, 21).


Quando Ismael tinha treze anos e Abrão noventa e nove anos o Senhor lhe disse:...não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome... Quanto a Sarai, tua, mulher, não lhe chamarás mais Sarai, porem Sara será o seu nome.... e também dela te darei um filho e ela será mãe... e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara que tem noventa anos? Na verdade, Sara tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque (17. 15 – 17, 19).


Aquele diálogo de Deus com seu marido, com certeza, ficou martelando direto no seu coração... devia ser uma mistura de alegria e medo, medo de sofrer outra decepção.


Então... olhou e eis três homens de pé em frente dele... Perguntaram-lhe eles: Onde está Sara tua mulher? Ele respondeu: Está ali na tenda. Um deles lhe disse: certamente tornarei a ti no ano vindouro; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara estava escutando à porta da tenda... Ora, Abraão e Sara eram já velhos, e avançados em idade; e a Sara havia cessado o incômodo das mulheres. Sara então riu-se consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? Perguntou o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: É verdade que eu, que sou velha, darei à luz um filho? Há, porventura, alguma coisa difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, no ano vindouro, tornarei a ti, e Sara terá um filho. Então Sara negou, dizendo: Não me ri... riste.(18. 1, 9 – 15).


Vinte e quatro anos mais tarde Sara teve de se mudar com o marido para alimentar e dar água aos seus grandes rebanhos (13. 2).


O que Abraão faz de novo? Vai até Sara e diz: “Quero pedir para você me ajudar de novo. Você precisa dizer que é minha irmã. Sara, a minha vida está nas suas mãos!” È inacreditável! Que cara de pau! (20: 2).


Abraão agora tinha noventa e nove anos, e Sara quase noventa.


Mas em Gerar, algo parecido sucedeu. O rei Abimeleque, que dirigia a região, pôs os olhos em Sara - e a quis! Sara foi para mais um harém pagão - porém a semente de Deus ainda não tinha nascido. Mais uma vez Abraão colocou sua esposa, sua família e o futuro Israel em jogo. A semente prometida deveria vir através de Sarai - e ela poderia ser contaminada por homens ímpios! Mas novamente prevaleceu a promessa de Deus. Deus fez com Abimeleque o mesmo que havia feito com o faraó: travou os úteros! Ninguém podia tocar Sara. Deus disse a Abimeleque: “...ter impedido eu de pecares contra mim e não te permiti que a tocasses” (Gênesis 20:6). Deus impediu que Abimeleque agisse de modo imprudente, frustrando Seus propósitos. Na verdade impediu, por Sara, que Abimeleque pecasse!


Esta mulher deve ter sido extraordinária. Qual o sabonete ou óleos que ela usava, que tipo de regime ela fazia ou que ginástica, para ser tão desejada e aos noventa anos?


Para todo lado que fosse se espalhava a fama da sua beleza - tanto que os reis mandavam buscá-la!


Treze anos depois Deus aparece a Abraão quando finalmente Depois nasceu ISAQUE, o herdeiro legítimo de Abraão, Isso pode indicar um tratamento de Deus, forçando-o a esperar - por causa de sua "escorregada",


O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido. Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara; e, Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque... Pelo que disse Sara: Deus preparou riso para mim; todo aquele que o ouvir, se rirá comigo... Quem diria a Abraão que Sara havia de amamentar filhos? No entanto lhe dei um filho na sua velhice. (21. 1 – 4, 6, 7). “Nada lhe é impossível”, mesmo a capacidade de ter um filho à uma senhora idosa, cujo corpo não espera mais a maternidade.


Sara, cujo nome significa "princesa", foi um exemplo de submissão e lealdade. Temente a Deus , sua fé a colocou na galeria dos heróis da fé encontrada em Hebreus 11.11.


Esperando em Deus, teve seu sonho realizado. Foi mãe aos 90 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário