sexta-feira, 21 de agosto de 2009


- JAEL

Mulher corajosa, guerreira valente, teve estratégica inteligente num momento decisivo.

Durante vinte anos os israelitas ficaram escravizados pelo opressor Jabim, rei de Canaã, “sendo oprimidos duramente por ele”. (Juízes 4.1-3).
Foi nesta situação que o povo clamou a Deus por libertação, e Ele lhes deu livramento através de duas mulheres destemidas, uma delas foi Jael.

Foi durante a guerra desse povo que o comandante do exercito inimigo escapou.

Como Jael era uma mulher determinada...

Num dia em que Heber, seu marido, não estava em casa, Sísera, o temido general fugitivo e único sobrevivente na guerra com Israel, procurou refúgio na casa de Heber “...porque havia paz entre o perverso rei Jabim e a casa de Heber” (v. 17) e, sendo assim, o general do exercito do rei ficou à vontade para pedir “exílio”, pedir proteção a Heber. Com a ausência do marido, Jael foi recebê-lo e convidou-o a entrar em sua tenda.

Ela foi uma anfitriã “exemplar”! Fingiu recebê-lo amigavelmente, acolheu em sua casa esse cansado guerreiro fugitivo. Providenciou-lhe uma cama, cobriu-o com cobertor quentinho, deu-lhe leite para beber (leite morno acalma e ajuda a dormir, diz a ciência), e esperou que ele adormecesse.

Depois de Sísera estar alimentado, aquecido e deitado confortavelmente ele pediu a Jael que ficasse de vigia na porta da tenda e, “...se vier alguém e perguntar se há alguém aqui, você responde: não” (v. 20). Mas ele não sabia o que o aguardava! Tão habilidoso nas guerras... tão inexperiente com as mulheres!!!

Ele estava exausto e logo dormiu profundamente (v. 21). Quando dormia um profundo sono, ela tirou uma estaca da tenda e com a ajuda de um martelo cravou- a em sua fronte, matando-o (v. 17).

Quando Baraque, experiente general israelita, se aproximou à procura de Sísera, ela o levou ao interior de sua tenda onde o general estava morto.

Ela matou Sísera para consolidar a vitória israelita e fazer cumprir a Palavra de Deus (Juízes 4. 9).

A participação desta mulher, juntamente com Débora, foi importantíssima na vitória de Israel e evidencia que Deus usa instrumentos frágeis, porque havia homens valentes em Israel, porém, a vitória veio de onde não se esperava: de duas mulheres. Não foi mera coincidência, mas uma determinação de Deus, que duas mulheres fossem as “estrelas” naquele dia de vitória.

Deus falou através da profetiza Débora “... pois às mãos de uma mulher o Senhor entregará a Sísera.” (Juízes 4. 9).
O problema de uma nação estava resolvido! A solução não veio de um fuzil, ou de uma arma de grosso calibre, mas com uma estaca da sua própria casa Jael cravou o inimigo no chão.

Débora no acampamento iniciou a conquista e Jael, na tenda, a consolidou, ao matar Sísera e ela recebeu menção honrosa pelo seu feito, conforme Juízes 5. 24.

A influência desta mulher em seu lar era grande, pois o seu nome é sempre mencionado antes do de seu marido, o que não era comum naquela época(Juízes 4.17-21; 5.24).

Sísera tão preocupado com o inimigo que poderia vir de fora, não sabia que o inimigo estava ali junto dele, nem imaginou que estava “Frente à Frente com o Inimigo”.

Esse dia foi o seu “Dia D”, dia em que Deus entregou o inimigo nas mãos de uma simples, mas decidida mulher!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário