terça-feira, 18 de agosto de 2009


-- Orfa


Esta mulher moabita viveu aproximadamente dez anos em uma família que, por causa de rumores de fome na terra, imigrou de Belém para Moabe. Nessa família só ficaram mulheres viúvas: ela, sua sogra e a cunhada.


Sua sogra soube que Deus tinha abençoado seu povo e resolveu então voltar. "... Deixou, pois, aquele lugar onde habitara com suas duas noras se foi de volta a caminho da terra de Judá "(Rute 1. 7). Orfa e uma cunhada foram com Noemi.

No caminho a sogra disse a elas ... "Ide, voltai para a casa de vossa mãe. Use de misericórdia o Senhor convosco, vós como usastes com os que morreram e comigo! Que ele vos conceda paz em vossos lares, cada uma em casa de seu marido e beijou-as. Elas puseram-se a chorar (vs. 8, 9).

Numa época em que dependiam de viúvas do cuidado de parentes (nem pensão não tinham nenhuma ajuda do governo), sua sogra não poderia ajudá-la, E nem tão pouco dar-lhes filhos para que se cassassem com eles, como era costume. A principio Orfa teve a mesma resposta da cunhada: "Nós iremos contigo para o teu povo ..." (v. 10), mas a senhora continuou: "Ide, minhas filhas ... Por que haveis de vir comigo?" (v. 11). Logo Orfa se acalmou e refletiu no que lhe propos sua sogra. "Então elas desataram de novo a chorar." Orfa beijou sua sogra ... "(v. 14) e vendo que sua velha sogra não poderia realmente ajudá-la ... resolveu voltar ", porem Rute não quis separar-se dela! "(v. 14b), então Noemi não insistiu mais (v. 18).

Orfa perdeu o marido e a esperança; escolheu não REAGIR, preferiu voltar ... Termina a vida dessa mulher na hora que ela desiste de lutar e volta para o passado.


Essa historia poderia ter continuado, mas ela preferiu voltar do caminho para Belém, que traduzido é "casa do pão" ... A partir daí não temos mais notícias dela. Seu interesse particular a excluiu da história. Diante das dificuldades enfrentadas e da proposta de sua sogra, Orfa voltou para o seu povo, para os seus deuses, em busca da sua felicidade, ainda que isso custasse, aparentemente, uma infelicidade de suas amigas de infortúnio.

A vida da sua cunhada virou historia nacional, foi prospera e abençoada, mas ... A sua história não sabemos, a Bíblia não fala mais nada sobre ela.

Que pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário