segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010


- MULHER CURADA

Essa mulher é conhecida pelo seu sofrimento.
Ela era uma mulher que, alem da enfermidade, sofria com a discriminação, com a solidão, com o afastamento que lhe foi imposto por causa da doença que a afligia a doze anos.

Doze longos anos sozinha, sem contato com outras pessoas, sendo repudiada pela família, vizinhos, amigos e por todos aqueles que sabiam do seu problema. Ela, por causa de um fluxo de sangue, era considerada uma mulher imunda e, segundo o costume, qualquer pessoa que a tocasse também seria imunda.
Com ela se sentia junto a seu marido, filhos... Enfim, junto a sua família? Ou... será que ela ainda tinha família?

Em Levítico 15. 25-27 diz que ... "Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda... Toda a cama, sobre que se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será imunda, conforme a imundícia da sua separação....”

O povo judeu obedecia a Palavra de Deus e, conforme o texto de Levítico ela era considerada imunda, por isso não podia se aproximar, muito menos tocar em ninguém. Até a cama que ela deitasse ou a cadeira que ela sentasse seriam imundos tambem.
Era mais comum a mulher ser considerada impura por apenas sete dias, tempo necessário para o período menstrual, mas com ela a situação era diferente, pois ela “menstruava” há doze anos.

Se ela vivesse nos nossos dias, com o avanço da medicina, este seu problema, certamente, seria resolvido, pois logo seria diagnosticado um tumor fibroso, ou um problema hormonal, ou mesmo alguma infecção, mas naquela época, muitos médicos trataram dela em vão. Ela "... havia padecido muito com muitos médicos" e além de tudo, ela havia "gasto tudo quanto tinha" (v. 26).

Fora o tremendo sofrimento da solidão, ela já não tinha mais dinheiro e sabia também que a ciência não podia fazer nada por ela. Para ela já tinha acabado a esperança.

Mas um dia ela ficou sabendo que Jesus curava, seu coração se encheu de certeza de que esta seria a sua chance. Ela só precisava chegar perto....mas como? Ela tinha um alvo e não podia deixar que nada a impedisse de alcançar o seu objetivo.

A multidão impedia o seu acesso ao Médico dos médicos, fora a fraqueza que ela devia sentir. Possivelmente ela estava com anemia profunda, assaduras....ela, com certeza, estava bem debilitada fisicamente. Se ela tivesse pelo menos a chance de tocar nas vestes dele...
Essa mulher estava muito doente, estava fragilizada física e emocionalmente, mas ela precisava vencer todos os obstáculos.

Mesmo sabendo do risco que estava correndo, ela avançou pelo meio da multidão e numa atitude de ousadia tocou, apenas tocou na roupa de Jesus. Ele sabia por que e quem o tinha tocado. Mas para tornar solene aquele ato de fé, para marcar aquele dia na vida dela, Ele disse: "Quem tocou nas Minhas vestes?" (v. 30).

Esse momento foi único na vida dessa mulher. Mesmo fraca, anêmica, abatida por um sofrimento tão longo, ela, talvez por medo ou gratidão, caiu a Seus pés e falou da sua dor.
Ela vivia só, vivia afastada de todos por ser imunda, situação causada por uma enfermidade que ela não escolheu ter, mas que lhe aconteceu. Não tinha com quem desabafar, seu sofrimento era só seu.

Ela contou para Jesus sobre os doze anos de sofrimento por causa de uma hemorragia, sua separação dos seus entes queridos e também o dinheiro que gastou com médicos. Foram doze anos de solidão e tremenda aflição. Ela sabia que não deveria tocar em ninguém, mas, pela fé ela arriscou ser censurada pelo mestre e por todas aquelas pessoas que seguiam Jesus tocando em Suas vestes.
Ele ternamente falou com ela. Não a censurou, não mandou que ela se afastasse, mas a chamou de filha. Ele a via, a reconhecia como uma querida filha.

Jesus, o nosso terno Jesus disse-lhe palavras doces, palavras carinhosas que ela, certamente, não ouvia de ninguém e que a deixaram muito feliz... "Filha, a tua fé te salvou”.

Como é meigo e lindo o nosso Jesus!!!


5 comentários:

  1. Lindo blog, diaconisa! Parabéns. Deus continue abençoando muitíssimo!

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM!LINDO BLOG! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A Bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, “Se você quer se dar bem com o mundo seja hipócrita, mas se você quer se dar bem com Deu seja verdadeiro!” divulgue este site, porque : “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. ”(II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas. www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...traigo
      sangre
      de
      la
      tarde
      herida
      en
      la
      mano
      y
      una
      vela
      de
      mi
      corazón
      para
      invitarte
      y
      darte
      este
      alma
      que
      viene
      para
      compartir
      contigo
      tu
      bello
      blog
      con
      un
      ramillete
      de
      oro
      y
      claveles
      dentro...


      desde mis
      HORAS ROTAS
      Y AULA DE PAZ


      COMPARTIENDO ILUSION
      ARLETE

      CON saludos de la luna al
      reflejarse en el mar de la
      poesía...




      ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE SIÉNTEME DE CRIADAS Y SEÑORAS, FLOR DE PASCUA ENEMIGOS PUBLICOS HÁLITO DESAYUNO CON DIAMANTES TIFÓN PULP FICTION, ESTALLIDO MAMMA MIA, TOQUE DE CANELA, STAR WARS,

      José
      Ramón...

      Excluir
  3. Obrigada por partilhar connosco este belo texto.

    Gostei sobretudo desta frase:


    "Como é meigo e lindo o nosso Jesus"!!!

    Sim...e eu que o diga!

    Um abraço
    viviana

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Parabéns pelo blog. Gostaria de convidar a acessar http://omeualvo.blogspot.com.br
    Deus abençoe

    ResponderExcluir