terça-feira, 26 de janeiro de 2010



- RODE

Seu nome no grego quer dizer Rosa.

Esta é a historia de uma menina que na sua fragilidade de criança foi um instrumento usado nas mãos de Deus. (Atos 12. 1 – 19).

Há versão bíblica que diz: “E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar”. Outra diz “uma empregada chamada Rode saiu a escutar” (v. 13).
Sabemos que os irmãos estavam reunidos na casa de uma mulher rica, e que, provavelmente tinha empregados, mas não importa, na realidade, qual era a função da menina na casa e o que a levou a ser a primeira a ouvir a voz do seu amado Apostolo Pedro... (v. 14).

(The New Manners and Customs of Bible Times, págs 39 e 40 diz: Uma casa suntuosa pelo exterior não parecia convidativa porque a entrada era por uma única porta de cedro que geralmente estava trancada e guardada por um porteiro .... O porteiro ficava sentado em um pórtico atrás do portão e esperava até que reconhecesse a voz da pessoa que desejava entrar).

A igreja estava reunida na casa de Maria, mãe de João Marcos, orando. Nossos irmãos pentecostais, recém batizados com fogo... eles eram os legítimos “sapatinho de fogo”.... O clamor pelo milagre devia ser alto... Era preciso estar mesmo perto da porta para ouvir alguém chamar pelo lado de fora...

O perverso rei Herodes queria acabar com os seguidores de Jesus. Ele mandou prender Pedro, acorrentando-o, pois pretendia mandá-lo a julgamento. “Pedro, pois, era guardado na prisão por quatro escoltas de quatro soldados cada uma; mas a Igreja fazia contínua oração por ele a Deus.” (vs. 4, 5).

A igreja estava numa vigília, orando em unidade e amor, e aí então aconteceu o milagre, porque “a oração do justo pode muito em seu efeito” (Tiago 5. 16).
Durante a noite o Senhor mandou um anjo que tirou Pedro da prisão. Ele foi ao lugar onde a igreja estava reunida e bateu à porta.
O versículo 13 diz que Pedro “bateu na porta da frente e Rode foi ver quem era”.
Possivelmente a menina, no lugar do porteiro e com o ouvido encostado na porta, pelo lado de dentro, ouviu... ouviu... Pedro se identificou e ela reconheceu a sua voz (Vs. 13, 14).
Rode ficou tão alegre, tão empolgada que correu de volta para contar aos outros, ao invés de abrir logo a porta para Pedro entrar, deixando-o lá fora, correndo o risco de ser visto e talvez recapturado (o anjo já tinha “se apartado dele”) v. 10 e "enquanto isso Pedro continuava batendo. Então abriram a porta e, quando viram que era Pedro mesmo, ficaram assustados." (v. 16).
Imagino o nervosismo dela, sua agitação... talvez sem entender direito, devido a sua pouca idade, porque os irmãos estavam tão apavorados. Mas a igreja não estava orando para que isso acontecesse? Eles não pediam para que Pedro milagrosamente fosse solto?

E ainda acharam que ela estava maluca!

Rode não foi apenas uma porteira, ela era ali também uma das intercessoras!

Uma criança fazendo parte da vida da igreja que se iniciava!
Com certeza foi um momento marcante na vida dela. Ela enquanto viveu não se esqueceu desse dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário